(31) 3441-6769     viamundi@viamundi.com.br
INGLÊS | FRANCÊS | ESPANHOL | ALEMÃO | JAPONÊS | ITALIANO | PORTUGUÊS

 

Qual teste devo fazer?

 

O primeiro passo é ler a estrutura de cada teste e ver se algum deles lhe agrada.

 

Depois, considere o inglês americano e o britânico. O IELTS tende a usar o inglês britânico, enquanto o TOEFL vai fazer uso do inglês americano. Então, se você tem problemas com algum dos dois como vocabulário, sotaque, gírias, expressões idiomáticas, etc., o outro seria o mais aconselhável.

 

Nas provas de Reading e Listening, o TOEFL usa questões de múltipla escolha enquanto que no IELTS, no geral, você precisa escrever as respostas. Questões de múltipla escolha exigem um pensamento mais abstrato, mas as questões do IELTS favorecem aqueles que têm uma boa memória e um pensamento mais concreto.

 

O TOEFL é um exame mais previsível que o IELTS. No primeiro você normalmente têm que escolher entre A, B, C, D, ou E; já no segundo, existem mais tipos de questões e as instruções também são diferentes.

 

Outra grande diferença é o Speaking. Algumas pessoas preferem falar em um microfone diante de um computador com um tempo limitado sem nenhuma interação com outra pessoa, como é feito no TOEFL. No IELTS, o teste tem o formato de uma entrevista, com umexaminador fazendo as perguntas e outro fazendo anotações. No TOEFL não existe nenhum tipo de interação, enquanto que no IELTS, você interage com o interlocutor podendo perguntar por esclarecimentos se você não entender algo.

 

Por último, o modo como o Speaking e o Writing são avaliados. O TOEFL dá a nota baseado na qualidade geral da redação que inclui vocabulário, lógica, estilo e gramática. O IELTS avalia baseado em critérios individuais como gramática, vocabulário, fluência lógica, coesão e outros critérios. Então, se você escreve bem, mas comete muitos erros pequenos, sua nota no TOEFL pode ser boa, já que esses erros serão ignorados se a redação, no geral, for lógica, clara e detalhada. O IELTS por outro lado não vai ignorar erros gramaticais. Então, se você tem boa gramática e vocabulário, mas tem dificuldade em expressar sua opinião ou organizar sua redação, sua nota no IELTS será boa.

 

Espero que as dicas tenham ajudado. De qualquer modo, recomendo verificar os sites oficiais do IELTS e do TOEFL para mais detalhes.

 

Adaptado:

http://ezinearticles.com/?TOEFL-or-IELTS—Which-is-Better?&id=925195