Os nossos professores adotam metodologias modernas com abordagem intercultural, utilizando tecnologia moderna no ensino de idiomas.
A Viamundi adota o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), padrão internacionalmente reconhecido, para a classificação de nível dos seus cursos.
Este documento, hoje utilizado na Europa, foi elaborado através de um processo de investigação científica com o objetivo de padronizar o sistema de avaliação para o estudo de línguas fornecendo uma base comum para a elaboração de programas, linhas de orientação curriculares, exames, certificados e etc.
Ele fornece um instrumento prático para o estabelecimento de níveis a serem atingidos nas várias fases do aprendizado e para a avaliação de proficiência segundo padrões internacionalmente comparáveis. Constitui uma base comum para a concepção de programas de línguas, elaboração de exames e formação de professores, facilitando uma definição clara dos objetivos de ensino e aprendizagem e dos métodos.
A descrição abrange também o contexto cultural da língua definindo os níveis de conhecimento e fornecendo os instrumentos necessários para a avaliação de proficiência, através de um quadro comum que permite medir os progressos em todas as etapas do aprendizado.
Utilizador Elementar | Iniciante A1
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
Sabe como apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possui.
Pode se comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente.
Utilizador Elementar | Básico A2
É capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspectos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e o meio em que está inserido e também mensagens simples e claras.
É capaz de se comunicar em situações simples, de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta. É capaz de manter diálogos curtos e objetivos, apesar de não compreender o suficiente para manter uma conversação.
Consegue escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.
Utilizador Independente | Pré-intermediário B1
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e padronizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.)
É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.
Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
Utilizador Independente | Intermediário B2
É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialização.
É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e se sentir à vontade com os nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
Utilizador Proficiente | Avançado C1
É capaz de compreender um vasto número de textos longos e complexos, reconhecendo os seus significados implícitos.
É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem hesitar muito.
É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Utilizador Proficiente | Proficiente C2
É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo que ouve ou lê.
É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.
É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir variações sutis de significado em situações complexas.